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Estudo revela os maiores desafios dos jornalistas, incluindo o combate a notícias falsas, a pressão para publicar novas histórias a uma velocidade cada vez maior e atrair novas audiências

Estudo revela os maiores desafios dos jornalistas, incluindo o combate a notícias falsas, a pressão para publicar novas histórias a uma velocidade cad
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O Relatório Global sobre o Estado dos Media de 2022 da Cision destaca a necessidade de relações eficazes e eficientes entre a comunicação social e as relações públicas
A grande maioria dos jornalistas (91%) dizem que apenas cerca de metade dos pitches que recebem são relevantes

Embora o acesso a jornalismo de alta qualidade e a reportagem credível nunca tenha sido tão prevalecente, o papel dos media nunca foi tão desafiante, pois enfrentam uma pressão crescente para aumentar a produção, produzir conteúdos convincentes que se destacam num ciclo noticioso de 24 horas, e impulsionar o envolvimento.

Cision, uma plataforma de comunicação abrangente que ajuda os profissionais de relações públicas e marketing em todo o mundo a compreender, influenciar e amplificar as suas histórias, publicou o seu relatório anual sobre o Estado dos Media com respostas de mais de 3.800 jornalistas de 17 mercados globais para compreender os principais desafios num mercado em rápida evolução, e como as relações públicas podem apoiar uma reportagem de primeira qualidade e de confiança.

Segundo o relatório, o maior desafio dos jornalistas é manter a credibilidade como fonte noticiosa de confiança (32%) e combater as acusações de "notícias falsas". Em segundo lugar, os jornalistas citam o impacto de equipas reduzidas e menos recursos estão a ter nas suas cargas de trabalho. De facto, três em cada dez jornalistas (29%) estão a apresentar 10 ou mais notícias por semana.

"Já não é tarefa de um jornalista apenas desenvolver as notícias, e isso abre a porta para que os comunicadores profissionais se associem com sucesso aos órgãos de comunicação para assegurar que as histórias sejam contadas de forma rápida, eficaz e relevante", disse Nicole Gulliot, Cision COO e Presidente da PR Newswire.

O que os jornalistas querem dos profissionais de relações públicas:

No que diz respeito às fontes que os jornalistas consideram mais úteis para gerar histórias ou ideias de histórias, mais de um terço dos jornalistas (37%) citaram press releases, tornando-os a resposta de topo. Mais de três quartos (76%) querem receber press release de marcas e profissionais de relações públicas sobre qualquer outro tipo de conteúdo. As tendências e os dados de mercado ocupam o segundo lugar (63%) e quase metade (49%) quer receber convites para eventos.

"Os press release continuam o seu reinado absoluto e são o método preferido de fazer chegar as notícias aos órgãos de comunicação social de forma legítima, cuidada e urgente", disse Gulliot.

Para estabelecer relações mais fortes com os jornalistas, os profissionais de relações públicas devem estar cientes do seguinte:Informação exacta e com fonte: 
  • Quase dois terços (60%) consideram indesculpável fornecer menos, dada a elevada necessidade de credibilidade e confiança do público.
  • Cumprir o prazo: Se não sentirem que os profissionais de RP estão a respeitar o seu tempo, um número significativo de jornalistas (22%) dizem que não vão arranjar tempo para esses profissionais de RP.
  • Parar com o spam: A grande maioria dos jornalistas (74%) não vai tolerar "ser inundados com pitches irrelevantes", o que é mais uma razão para se certificar de que os pitches têm como alvo os órgãos de comunicação correctos. Na realidade, apenas 9% dos jornalistas dizem que a maioria dos pitches que recebem são relevantes.
  • Incluir multimédia: imagens, vídeos e infografias: 22% dos jornalistas afirmam que os comunicadores podem facilitar o seu trabalho fornecendo esses conteúdos nos seus press releases. Mais de metade (54%) dizem que têm mais probabilidades de cobrir uma história se esta incluir elementos multimédia.

"Quando se trata da relação entre profissionais da indústria da comunicação e jornalistas, é necessário de aliviar o encargo para os media", disse Guillot. "Começa por conhecer os jornalistas certos, construir uma parceria baseada na confiança, e compreender a audiência que ambos estão a tentar alcançar em conjunto".

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