Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

MMD completa com sucesso um projeto piloto para a redução sustentável do desperdício de monitores

MMD completa com sucesso um projeto piloto para a redução sustentável do desperdício de monitores
Share it:

MMD completa com sucesso um projeto piloto para a redução sustentável do desperdício de monitores

A MMD, especialista em monitores e parceira de licença da marca Philips Monitors, demonstra, na Nigéria, como monitores defeituosos podem ser reciclados de forma sustentável e económica, através da participação num projeto piloto da PREVENT Waste Alliance, uma iniciativa do Ministério Federal Alemão de Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ). No projeto estão envolvidos alguns parceiros, aos quais a MMD se associou, como o Closing the Loop, fornecedor global de serviços de procurement sustentável, a TCO Development, organização líder mundial que atribui certificação de sustentabilidade em TI, a TCO Certified, entre outros. Em conjunto com estas entidades, a MMD desenvolveu um modelo de negócio bem-sucedido sobre como estender uma solução certificada para produtos eletrónicos de desperdício neutro, também aplicável a monitores, estabelecendo novos padrões para compras mais ecológicas.


O desafio do e-waste 

50 milhões de toneladas por ano: o lixo eletrónico (e-lixo) é um dos desafios mais urgentes que se enfrentam atualmente em todo o mundo. De acordo com um relatório da Platform for Accelerating the Circular Economy (PACE) e da UN E-Waste Coalition1, o desperdício é descartado essencialmente através de navios, em direção a África, ou a outros países emergentes.

Pelo facto de ainda existirem monitores que contêm placas de circuito integrado muito pequenas e produtos químicos queimados, como chumbo e mercúrio, que não podem ser reciclados e que, consequentemente, afetam a economia circular, são projetos deste tipo que potenciam a evolução em direção a um desenvolvimento sustentável. Pelo menos em África, grande parte destes produtos são irrecicláveis devido à falta de instalações e de recursos adequados. Esta situação ocorre pelo facto de não haver viabilidade económica na sua reciclagem.


Ampliando o modelo de sucesso de compensação de resíduos

Uma abordagem comprovadamente bem-sucedida para mitigar e enfrentar este gigantesco desafio é o conceito de compensação do lixo eletrónico, que já é reconhecido em licitações públicas como uma solução viável para telemóveis, laptops e tablets, completando o ciclo de vida destes equipamentos. Neste modelo é adicionada uma taxa ao preço de compra de novos produtos eletrónicos, que financia a recolha de equipamentos antigos para uma reciclagem segura. As matérias-primas, assim recuperadas, são reutilizadas no fabrico de novos produtos, tornando-os resíduos neutros.

Como parte do seu compromisso para com a sustentabilidade da tecnologia que apresenta, a Philips Monitors têm vindo a apoiar o Closing the Loop e uma aliança de parceiros transnacionais – como o instituto de pesquisa Öko-Institut e. V., os parceiros nigerianos locais Verde Impacto, a Hinckley Recycling e a SRADev Nigéria – desde há cerca de um ano e meio, para construir um modelo de negócio que demonstre como o programa de compensação de resíduos pode ser estendido para a TCO Certified Edge, ou para a E-waste Compensated Certification. Como resultado, mais de 5.500 monitores inutilizáveis foram recolhidos pelos parceiros para o projeto.

"Estamos satisfeitos por poder desenvolver um modelo de negócio que inclui este projeto piloto, que prova que o conceito bem-sucedido de compensação de resíduos não funciona apenas para o segmento de telemóveis, podendo tornar financeiramente viável a reciclagem de monitores, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento das capacidades locais de reciclagem", diz Stefan van Sabben, Global CSR and Sustainability Senior Manager na MMD, Philips Monitors.


Primeiros sucessos a caminho da economia circular

No início do projeto, quase não havia experiência com a reciclagem de ecrãs planos na Nigéria. Monitores descartados acumulavam-se em aterros sanitários, representando um risco considerável para as pessoas e para o meio ambiente. O parceiro de reciclagem foi, por esse motivo, treinado na desmontagem manual de ecrãs planos. Este processo incluiu a remoção segura dos tubos de luz negra, que contêm mercúrio, a desmontagem segura de todos os outros componentes eletrónicos e a identificação e separação dos diferentes tipos de plásticos, incluindo aqueles que contêm perigosos retardadores de chama bromados.

No final do projeto, a entidade recicladora conseguiu desmontar os ecrãs planos de forma muito segura e eficiente, reduzindo os custos necessários em mais de metade, assegurando matéria-prima para a criação de novos produtos, e contribuindo para a circularidade económica. Embora o caminho ainda seja longo, estes são primeiros passos encorajadores para um futuro verdadeiramente sustentável.

Página do projeto-piloto: https://prevent-waste.net/en/pilotprojects/nigeria/

Este projeto é financiado pela PREVENT Waste Alliance, uma iniciativa do Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Económico (BMZ). Mais informações em: https://prevent-waste.net/en/

Saiba mais sobre os monitores sustentáveis da Philips Monitors aqui: https://www.philips.co.uk/c-e/so/monitors/green-monitors 


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: