Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Depois da Madeira, Manuais Digitais vão avançar nos Açores. Projeto pretende impactar 15 mil alunos até 2024

Depois da Madeira, Manuais Digitais vão avançar nos Açores. Projeto pretende impactar 15 mil alunos até 2024
Share it:
  • Samsung prepara-se para fazer chegar projeto de Manuais Digitais a alunos de 38 escolas nos Açores;
  • Desde 2019, programa de adoção de Manuais Digitais na região autónoma da Madeira já chegou a quase 10 mil alunos. Aproveitamento escolar na região aumentou 2,5%. Melhoria em Matemática chegou aos 4,3%;
  • Parceria da Samsung com as respetivas Secretarias Regionais de Educação pretende preparar alunos e professores para a transição digital nos Ensinos Básico e Secundário.
A Samsung Portugal anunciou a parceria com a Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais da Região Autónoma dos Açores para implementar um projeto de adoção de manuais digitais junto de 15 mil alunos de 38 escolas da região nos próximos dois anos letivos. O projeto arrancou este mês com alunos dos 5º e 8º anos e surge após o programa implementado na região autónoma da Madeira, onde cerca de 10 mil alunos já tiveram acesso, desde 2019, a Manuais Digitais da Porto Editora através de tablets Samsung Galaxy.

“Tem sido uma experiência muito interessante apoiar a transformação digital na Região da Madeira e o sucesso deste programa faz-nos querer ir mais além. A partir deste ano teremos um novo desafio de implementar novas tecnologias, metodologias e novos processos também nos Açores”, refere Nuno Almeida, IM B2B Manager da Samsung Portugal. “A transformação digital no setor educativo é uma equação complexa que exige uma congregação de vontades comuns. Estamos por isso muito gratos à Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira e agora à dos Açores, assim como à Porto Editora, por compreenderem a importância de dotarmos alunos e professores das ferramentas certas para responder às necessidades da escola digital”, conclui.


Sofia Ribeiro, Secretária Regional de Educação da Região Autónoma dos Açores realça a importância de a região apostar na introdução dos Manuais Digitais. “O atual contexto em que nos movemos obriga-nos a antecipar cenários em que a digitalização assume uma importância essencial. Ampliar as soluções de escola digital na região e reforçar o acesso dos alunos e professores à tecnologia que melhor potencie as suas qualidades é um primeiro passo para reforçar as suas competências digitais e inovar nos métodos de aprendizagem”.

A adoção de Manuais Digitais na Região Autónoma da Madeira e na Região Autónoma dos Açores surge no âmbito da aposta da Samsung num sistema de ensino mais digital e colaborativo, que forneça a alunos, professores e instituições de ensino as ferramentas necessárias para potenciar o seu nível de aprendizagem, motivação e colaboração. Além disso, integra a visão da Samsung ao potenciar com tecnologia com propósito, aqui através da cedência de hardware e software – no capítulo da segurança - com aplicação em contexto educacional.

Aproveitamento escolar na Madeira melhorou significativamente


O projeto de adoção de Manuais Digitais Região Autónoma da Madeira iniciou-se no ano letivo 2019/ 2020, altura em que foram disponibilizados Manuais Digitais da Porto Editora, através de tablets Samsung Galaxy, a todos os alunos de 5º ano e a uma turma de 6º ano da região num universo de 2200 alunos e 600 professores de 25 escolas.

No final do primeiro período escolar (período pré pandemia), a Secretaria Regional da Educação da Madeira levou a cabo um inquérito a alunos, professores e encarregados de edução e os resultados permitiram apurar um aumento na ordem dos 2,5% da média de resultados no conjunto das disciplinas em comparação com a média dos últimos 3 anos letivos, com destaque para a Matemática, Ciências e Português, com subidas de 4,3%, 2,4% e 2,0%, respetivamente. Por outro lado, as ocorrências consideradas como comportamentos desviantes diminuíram 25%, com destaque para o aumento do tempo útil de cada aula e um melhor aproveitamento de cada aluno.

Desde 2019, o projeto na Madeira já impactou quase 10 mil alunos e quase 1400 professores.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: