Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

70% da população está preocupada com o estado do seu couro cabeludo, mas apenas 43% utiliza produtos específicos

70% da população está preocupada com o estado do seu couro cabeludo, mas apenas 43% utiliza produtos específicos
Share it:
70% da população está preocupada com o estado do seu couro cabeludo, mas apenas 43% utiliza produtos específicos

As temperaturas extremas, como as registadas no verão, podem alterar a condição do couro cabeludo, provocando desidratação ou transpiração excessiva, que afetam a saúde do cabelo.
O estudo sobre o couro cabeludo realizado pelos especialistas em cabelo da Dyson, Scott Mighall e Rob Smith, em conjunto com o Dyson Global Hair Study 2022, mostra que a condição do couro cabeludo é um fator-chave para um cabelo mais saudável.
Durante o verão, o couro cabeludo está mais exposto ao sol e a outros agentes externos e, quando regressamos de férias, podemos sentir vermelhidão ou mesmo escamação. No inquérito realizado pela Dyson sobre o cabelo em 2022, quando se perguntou aos participantes como descreveriam um cabelo saudável, as respostas foram: brilhante (36%), suave (29%), e com um couro cabeludo saudável (26%). No entanto, o estado do nosso cabelo (quer esteja fraco, quebradiço, seco...) é muitas vezes objeto de grande atenção, mas o estado do couro cabeludo é negligenciado.

O couro cabeludo tem aproximadamente entre 100,000 e 150,000 folículos e glândulas sebáceas que desempenham um papel importante na melhoria do aspeto e do bem-estar do cabelo. A falta de cuidados adequados do couro cabeludo, especialmente durante o verão, quando é submetido a circunstâncias menos favoráveis, pode levar a alterações como a queda ou a falta de retenção do cabelo.

No estudo mundial realizado pela Dyson em 2022, 70% dos inquiridos afirmaram estar preocupados com o seu couro cabeludo. Os especialistas em cabelo da Dyson, Scott Mighall e Rob Smith, estudaram as diferentes alterações, bem como as suas causas, desmistificando algumas crenças e dando conselhos para um estado ideal.

Mitos sobre os cuidados capilares

Relativamente ao estudo do couro cabeludo e à sua análise, Rob Smith, especialista em cabelo da Dyson, partilha:A forma mais comum de danos no cabelo são os danos mecânicos, causados pela escovagem, secagem com toalha ou passagem excessiva dos dedos pelo cabelo.
- A secagem com a toalha provoca danos mecânicos. Para as pessoas que preferem este método, é preferível enrolar o cabelo numa toalha e deixá-lo secar naturalmente.
- O cabelo fica mais fraco quando está molhado, por isso é melhor reduzir a quantidade de fricção no cabelo quando este está molhado.
O facto de um produto ser feito de materiais/ingredientes naturais não significa que seja seguro para a pele ou para o cabelo.
- As normas de segurança não são tão rigorosas no caso dos ingredientes naturais.
- Por vezes, os ingredientes naturais são adicionados sem serem um ingrediente ativo do produto, embora o marketing afirme que o são.
A maioria dos óleos não penetra o cabelo. Impedem que a água entre e saia do cabelo.
A fragrância dos produtos para o cabelo pode irritar a pele.
A esfoliação do couro cabeludo não é necessariamente benéfica.
Comer de forma saudável e ter uma dieta equilibrada ajuda tanto o cabelo como a pele.

Dicas para manter um couro cabeludo saudável

As condições climatéricas, a poluição, a forma como se penteia o cabelo ou fatores intrínsecos como o envelhecimento, a alimentação, as hormonas ou o stress podem contribuir para um couro cabeludo desequilibrado. É por isso que é essencial limpá-lo com ingredientes nutritivos que sejam suaves para a pele. Eis as dicas dos especialistas da Dyson para o manter em boa forma:Lavagem do cabelo e champô
- É cada vez mais comum ouvir falar de produtos pré-shampoo, mas não há provas científicas de que funcionem.
- Não há provas de que " suavizar as cutículas do cabelo" aconteça efetivamente, embora muitos produtos afirmem que o fazem.
- O champô seco é bom para criar penteados, uma vez que funciona de forma semelhante ao pentear para trás ("backcombing"), mas com menos fricção (embora possa deixar um resíduo de pó no cabelo se não for removido corretamente). Também pode ajudar a criar um look de praia, mas com menos brilho.
- A lavagem com champô faz com que a cor da tinta do cabelo se desvaneça com o tempo.
- A frequência com que se lava o cabelo depende da quantidade de oleosidade que se tem. Lavar com muita frequência não é necessariamente mau.
- As pessoas que lavam o cabelo todos os dias devem usar um champô mais suave para remover o sebo. Utilização de condicionador O condicionador é um dos melhores produtos para utilizar no cabelo:
- Embora não reparem o cabelo, revestem-no e lubrificam-no, o que significa que é mais fácil de pentear, reduzindo a acumulação de eletricidade estática, os cabelos rebeldes e, por consequência, os sinais de danos.
- Recomenda-se a utilização de condicionador em cada lavagem. Escovagem
- A utilização de um pente de dentes estreitos funciona bem para reduzir os danos mecânicos quando o cabelo está molhado, uma vez que o cabelo está muito mais fraco nesta fase.
- Uma boa técnica de escovagem é escovar para baixo a partir das pontas para remover os nós, uma vez que serão quebrados mais fios se começar pela raíz.

Além disso, "as temperaturas extremas que algumas ferramentas para o cabelo podem atingir são muito prejudiciais para o couro cabeludo e para o folículo capilar", acrescenta Maria Roberts, stylist e embaixadora da Dyson Hair Care em Espanha. "Se aplicarmos demasiado calor, aumenta a oleosidade, o cabelo enfraquece, cai mais, pode queimar.... Por esta razão, é aconselhável utilizar ferramentas com regulação de temperatura, como as da Dyson, que mantêm a temperatura suave e constante, respeitando tanto o couro cabeludo como o cabelo. A sua utilização proporciona uma textura, um brilho e uma suavidade diferentes".

O Dyson Supersonic™, o Dyson Corrale™, o Dyson Airwrap™ e agora o Dyson Airstrait™ possuem esferas de vidro que medem a temperatura entre 20 e 100 vezes por segundo, transmitindo estes dados a um microprocessador que regula de forma inteligente o nível de calor. Além disso, o Dyson Supersonic™ também possui um acessório de secagem suave para um penteado rápido mas suave de cabelos finos e couro cabeludo sensível.

Mas o que é o couro cabeludo?

O couro cabeludo é a pele que cobre a parte superior do crânio, onde cresce o cabelo. Esta pele não é igual à do nosso corpo e é diferente nos homens e nas mulheres, sendo o tecido do couro cabeludo feminino 20% mais espesso do que o tecido do couro cabeludo masculino. Isto significa que precisa de ser protegido e cuidado de formas diferentes.

Tem o seu próprio microbioma, diferente do da pele que cobre o resto do corpo. A ligação entre a pele do couro cabeludo e o seu microbioma é um ato de equilíbrio entre os seus elementos constituintes: diferentes bactérias, fungos e vírus. Um couro cabeludo saudável é a base de um microbioma equilibrado, e a desregulação e o desequilíbrio microbiano estão associados a muitas condições patológicas do couro cabeludo.

Diferentes condições que podem ocorrer no couro cabeludo

Os principais sintomas de um couro cabeludo pouco saudável que requerem especial atenção são comichão, irritação, secura, e estão associados a cabelo áspero, brilho reduzido e quebra do cabelo. "A caspa, a queda de cabelo e o cabelo branco não são formas de danos, mas sim problemas de crescimento do couro cabeludo e do cabelo", afirma Rob Smith, Dyson Senior Principal Hair Scientist.
Caspa: Uma das doenças mais comuns que irritam o couro cabeludo é a caspa, que afecta mais de metade da população mundial durante a sua vida. Caracterizada por comichão, pele seca e a escamar, é causada principalmente por um fungo chamado Malassezia globose.
Dermatite seborreica: A causa é desconhecida, mas pode também dever-se a níveis anormais de Malassezia, a excesso de oleosidade na pele ou a um problema no sistema imunitário, resultando em escamação, comichão, irritação visível do couro cabeludo ou mesmo de outras partes do corpo.
Couro cabeludo oleoso: A produção de sebo é regulada principalmente por hormonas, mas existem frequentemente alterações sazonais na taxa de produção e fatores de estilo de vida, como a dieta, também podem afetá-la. Um aumento das gorduras e dos hidratos de carbono na alimentação, por exemplo, pode provocar um aumento da produção de sebo. Uma redução significativa da ingestão de calorias pode causar a sua diminuição.
Cabelo fino: Os folículos capilares mudam de crescimento de cabelo terminal para vellus, o que resulta numa densidade capilar menos visível.
Envelhecimento do couro cabeludo: A função de barreira da pele torna-se mais fraca e caracteriza-se por uma produção ocasional de sebo ligeiramente inferior, um tecido do couro cabeludo 10% mais fino, diminuição da temperatura da superfície e uma perda ou redução da pigmentação das fibras capilares, conhecida como cabelos brancos.
Perda de cabelo: Os diferentes tipos de alopécia devem-se geralmente a causas genéricas, a alterações hormonais ou a anomalias do sistema imunitário. No entanto, existe um tipo de alopecia chamado "alopecia de tração" que se deve à aplicação de uma força de tração persistente, prolongada ou repetitiva sobre o cabelo e é, portanto, causada por técnicas de penteado demasiado agressivas, como rabos-de-cavalo apertados e várias formas de tranças.

Nem todas as situações do couro cabeludo podem ser resolvidas com os cuidados adequados, uma vez que fatores naturais como o envelhecimento ou as alterações hormonais desempenham um papel importante, mas podem certamente ser reduzidas e melhoradas se lhe dermos a atenção que merece.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: