Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

EAD Cria unidade de negócio para o setor da saúde

EAD Cria unidade de negócio para o setor da saúde
Share it:
  • Gestão integrada de processos clínicos de pacientes
  • EAD assegura a transformação digital da unidade de pediatria CHUSJ
EAD Cria unidade de negócio para o setor da saúde
A EAD investiu em soluções de transformação digital especificamente destinadas ao setor da saúde. Estas soluções vão desde a criação de software para registo, classificação e encaminhamento de processos de doentes em formato digital ou analógico, até à prestação de desmaterialização de processo de doentes de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais. O mais recente exemplo foi a digitalização de processos clínicos das unidades de pediatria do CHUSJ, Centro Hospitalar de São João, onde digitalizou um total de 150.000 processos, 3.250.000 imagens e envolveu uma equipa de 25 pessoas ao longo de dois anos.

A solução integrada da EAD – Empresa de Arquivo de Documentação tem como base um software de gestão integrada de processos clínicos em unidades de saúde e hospitais que faz a referenciação dos mesmos por número de doente e episódio clínico, regista o fluxo de comunicação com o doente, incluindo o relatório de gestão com indicadores quantitativos e qualitativos.

Por outro lado, com a digitalização, do papel ao digital, garante a autenticidade e integridade dos documentos, promove a definição de procedimentos necessários à correta digitalização e classificação dos documentos, bem como o acesso, em suporte eletrónico, a toda a informação clínica do utente.

O desenvolvimento destes projetos permite, aos profissionais de saúde, acederem aos registos clínicos em papel de forma integrada com o processo clínico eletrónico, garantindo a segurança da informação.

Outra importante vantagem é, ainda a diminuição da circulação de processos em papel, aumentando a eficiência dos processos de trabalho e garantindo a preservação digital da informação, em prol da transformação digital do setor da saúde.

Case Study - A digitalização do Centro Hospitalar Universitário de São João

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) criou o seu arquivo clínico digital na unidade de pediatria e minimizou a circulação e uso de registos em papel na prestação de cuidados, reduzindo custos e espaço.

A EAD alocou ao projeto CHUSJ uma equipa de 25 pessoas para quatro tarefas principais: preparação e organização física e intelectual dos documentos de acordo com as estritas regras de classificação em vigor; digitalização com uso de uma mira técnica/escala de cor de digitalização e escala de medição; controle de qualidade e validação final dos ficheiros mediante critérios, disponibilizando periodicamente a informação em formato digital nos serviços de arquivo do CHUSJ

Paulo Veiga, CEO da EAD explica que “O que nos destacou, foi a capacidade de avaliar os documentos e de acordo com as indicações do cliente decidir que tratamento dar, ou seja, classificar e ordenar corretamente, digitalizar, e/ou simplesmente avaliar e arquivar. O controlo e rastreabilidade destas operações, com total transparência para o cliente (através da solução desenvolvida, permitiu-lhe acompanhar o progresso das atividades em tempo real. O outro ponto de excelência, foi a digitalização recorrendo às melhores práticas para efeitos da obtenção de um resultado o mais fiável possível de acordo com o original. Aqui o desafio foi conseguir digitalizar documentos de vários formatos de tipos de papel, a cores. De referir, ainda, que a formação ministrada pelo cliente foi essencial para o sucesso do projeto.”, adianta.

O repositório clínico digital do CHUSJ teve um investimento total de 1,6 milhões de euros, tendo o software EAD um peso de 31% sobre o total, adjudicação feita via concurso público internacional em 2018.

O Ministério da Saúde reforçou ainda que este projeto inovador de desmaterialização dos registos clínicos em papel será replicado em vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Mais em www.ead.pt
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: