Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

OPPO recebe 12 prémios na CVPR 2021, ao mesmo tempo que o seu algoritmo patenteado alimenta pela primeira vez a Smart Factory

OPPO recebe 12 prémios na CVPR 2021, ao mesmo tempo que o seu algoritmo patenteado alimenta pela primeira vez a Smart Factory
Share it:
  • A OPPO alcançou resultados notáveis nesta competição com um primeiro lugar, sete segundos lugares e quatro terceiros lugares
  • Da inteligência computacional à inteligência centrada no ser humano, a OPPO explora a tecnologia de IA mais avançada, que permite compreender e otimizar a vida os seus utilizadores com maior eficiência
OPPO recebe 12 prémios na CVPR 2021, ao mesmo tempo que o seu algoritmo patenteado alimenta pela primeira vez a Smart Factory
A OPPO, marca líder em tecnologia, participou recentemente no principal evento anual de Visão Computacional, na CVPR-Computer Vision and Pattern Recognition Conference 2021 (Conferência sobre Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões.) Durante a conferência, os progressos da OPPO na área da IA foram reconhecidos através da sua participação em sete competições importantes, num total de 12 concursos diferentes. Estes resultaram num primeiro prémio, sete segundos prémios e quatro terceiros prémios, numa demonstração da capacidade tecnológica de topo da empresa e das respetivas inovações revolucionárias em IA.

A equipa que participou na competição da CVPR 2021 em representação da OPPO pertence ao Departamento de Perceção e Interação Inteligente e ao Centro de Investigação da OPPO nos EUA que faz parte do Instituto de Investigação da OPPO. Através da otimização e treino dos algoritmos de IA, o trabalho da equipa continua a fortalecer as competências de IA da OPPO e a capacidade de a sua tecnologia de IA servir melhor todos os seus utilizadores.

Eric Guo, Cientista Principal de Perceção Inteligente da OPPO, afirmou: “Estamos muito satisfeitos por ter alcançado novamente resultados notáveis na edição deste ano das competições da CVPR, na sequência da estreia da nossa participação em 2020. No ano passado, ganhámos o primeiro lugar na Competição de Perceção de Super Resolução Extrema com a demonstração de uma tecnologia apta a oferecer maior definição em imagens pouco nítidas e na competição de Localização Visual para Dispositivos Portáteis, que torna mais preciso o posicionamento de fusão. As competições que a OPPO venceu este ano, como o Comportamento Multi-agente, a Cinestesia AVA e a Reconstrução Facial em 3D a partir de Imagens Múltiplas em 2D, abrangem áreas mais complexas e avançadas da visão computacional, incluindo a deteção de comportamento, localização de ações humanas no espaço e no tempo e a deteção facial.”

“Estas tecnologias podem ser utilizadas num vasto conjunto de cenários, como, por exemplo, para a produção, nos nossos lares, escritórios, fotografia, saúde e mobilidade”, acrescentou Eric Guo. “Na OPPO, estamos empenhados em desenvolver a IA de modo a servir as pessoas com maior eficiência, proporcionando aos utilizadores experiências mais inteligentes e convenientes.”

Entre as 11 distinções recebidas, a OPPO obteve três prémios na Competição de Comportamento Multi-agente, que avalia a capacidade de um modelo de IA compreender, definir e prever interações complexas entre agentes inteligentes, como animais e seres humanos. A OPPO conquistou ainda o primeiro prémio na categoria de Aprendizagem de Novos Comportamentos, o segundo prémio em Classificação Clássica e o terceiro prémio em Transferência de Estilo de Anotação, distinguindo-se entre os mais de 240 participantes graças às suas capacidades inovadoras de IA. Esta mesma tecnologia está atualmente a desempenhar um papel essencial na fábrica da OPPO, onde os algoritmos ajudam os trabalhadores a reduzir os erros operacionais, especialmente nas fases principais da produção, garantindo a sua segurança pessoal e também a qualidade dos produtos à saída da linha de produção.

Da inteligência computacional à inteligência centrada no ser humano, a OPPO melhora a capacidade de a IA compreender os utilizadores

Fiel à sua visão de “Tecnologia para a Humanidade, Bondade para o Mundo”, a OPPO está a desenvolver capacidades na área da IA centrada no ser humano. Na Competição de Reconstrução Facial em 3D a partir de Imagens Múltiplas em 2D, o algoritmo de IA desenvolvido pela OPPO conseguiu reconstruir formas faciais em 3D com cerca de 1 mm de margem de erro, colocando a marca no segundo lugar da tabela do principal índice de classificação. A tecnologia da OPPO resolve problemas associados a traços faciais pouco nítidos, expressões exageradas e até dados de imagem danificados por movimentos da vida real, especialmente em vídeos dinâmicos, produzindo modelos faciais em 3D com maior precisão.

O algoritmo de deteção facial desenvolvido pela OPPO consegue identificar 635 pontos característicos essenciais a uma taxa de 30 vezes por segundo. A mesma arquitetura de algoritmo é utilizada para a funcionalidade de vídeo de maquilhagem por IA integrada no mais recente smartphone da OPPO, o Reno 6, a qual permite aos utilizadores criar facilmente efeitos dinâmicos e de beleza natural nos seus vídeos. Esta tecnologia irá promover a evolução da tecnologia de retrato em vídeo, permitindo que o reconhecimento de características em 3D tornem os efeitos e filtros de maquilhagem mais reais e personalizados. Os utilizadores poderão também contar com filtros de RA mais ricos e harmoniosos nas redes sociais, beneficiando de uma experiência de tecnologia de ponta através de momentos do quotidiano.

IA que compreende o espaço e o tempo

As capacidades de IA da OPPO já se encontram numa fase de desenvolvimento em que conseguem reconhecer ações humanas no espaço e no tempo. Na Competição SoccerNet, a OPPO ficou em segundo lugar na Deteção de Ações e Marcação Temporal da Repetição. O objetivo da competição consistia em avaliar a capacidade de os algoritmos identificarem mais de uma dezena de ações-chave num vídeo de um jogo de futebol, incluindo infrações de fora de jogo e de cartão vermelho, que são geralmente difíceis de reconhecer pelos seres humanos devido à complexidade das regras e à subtileza da interpretação das mesmas. Para ser eficaz, o algoritmo de IA também necessita de ter em conta outras variáveis como os diferentes ângulos da câmara e ainda captar corretamente a informação da hora da ação visualizada numa dada sequência repetida durante o jogo original. As futuras aplicações desta tecnologia são vastas e contribuirão para melhorar a experiência dos amantes de desporto através de funcionalidades como os destaques dos jogos criados automaticamente. De forma semelhante, a tecnologia também pode servir para criar destaques automáticos da vida de um utilizador – por exemplo, clips de destaque semanais – através da análise dos vídeos existentes no respetivo smartphone.

Na Competição MMact, a OPPO ficou em segundo lugar tanto na categoria Reconhecimento de Ações Intermodal como na de Localização Temporal de Ações Intermodais. O potente algoritmo de IA da OPPO consegue reconhecer com precisão mais de dez tipos de ações num vídeo, como falar, agachar-se e caminhar, recorrendo apenas a dados visuais. Espera-se que esta tecnologia seja amplamente utilizada no futuro em casas inteligentes, com benefícios que incluem a capacidade de cuidar melhor de crianças, animais domésticos, idosos ou outros grupos de pessoas vulneráveis que habitem a casa. Por exemplo, a IA pode alertar os pais noutra divisão assim que um bebé ou uma criança exibam ações que possam ser potencialmente perigosas.

A OPPO também ficou em terceiro lugar na Competição de Cinestesia AVA, que utiliza o primeiro conjunto de dados do setor a incluir informação tanto sobre o espaço como sobre o tempo. Nesta Competição, há muito que a área de Posicionamento é uma das competições mais populares no campo da inteligência artificial, atraindo concorrentes das principais universidades e empresas tecnológicas internacionais. O algoritmo de Cinestesia AVA consegue não apenas identificar corretamente os vários comportamentos das pessoas no vídeo, como também anotar a respetiva hora e posição. Consequentemente, a tecnologia de IA da OPPO não só compreende o que está a fazer, mas também onde e quando está a fazê-lo.

OPPO continua a explorar as fronteiras da tecnologia de IA

Na edição da CVPR deste ano, a OPPO também atingiu um marco importante nas competições académicas mais avançadas, conquistando dois terceiros prémios no concurso LOVEU (Long-form Video Understanding). O concurso LOVEU exige que a tecnologia de IA compreenda o conteúdo de um vídeo e o divida em segmentos sem que lhe sejam fornecidas categorias pré-definidas. Dada a enorme variedade de conteúdos possíveis, a competição representa um teste significativo à capacidade de os algoritmos de IA serem aplicados a situações mais generalizadas: é necessário que a IA pense como um ser humano, compreenda cores, objetos, ações humanas e até a luminosidade no vídeo, e que interprete a forma como estes aspetos se modificam ao longo do tempo. No futuro, esta tecnologia tem o potencial de ser amplamente utilizada como base para outras tarefas de IA em processamento de vídeo, como a deteção facial e o reconhecimento de comportamentos.

O Centro de Investigação da OPPO nos EUA participou na Competição Densidade Profunda para Condução Autónoma, demonstrando que a sua tecnologia pode fornecer informações de densidade e profundidade em 3D a partir de uma imagem em 2D. A OPPO conquistou o segundo lugar na Pista Auto supervisionada e arrecadou o “Prémio Novidade”. Esta tecnologia emprega modelos de aprendizagem profunda para fornecer diretamente informações sobre a profundidade retiradas de imagens regulares e poderá, no futuro, substituir sensores de profundidade como, por exemplo, os ToF (Time of Flight ou Tempo de Voo), melhorando as experiências de navegação no interior e no exterior.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: