Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Patentes nos EUA: IBM é ultrapassada por Samsung após quase 30 anos de liderança

Patentes nos EUA: IBM é ultrapassada por Samsung após quase 30 anos de liderança
Share it:

 Patentes nos EUA: IBM é ultrapassada por Samsung após quase 30 anos de liderança

Especialista da Inventa explica como Samsumg ultrapassou IBM após 30 anos

Após 29 anos consecutivos no topo como a empresa com maior número de patentes concedidas nos Estados Unidos, a IBM perdeu a liderança para a gigante sul-coreana Samsung.

Segundo o relatório da IFI Claims, empresa especializada em consultoria e compilação de informações sobre patentes, ao compararmos o número de patentes da IBM concedidas nos EUA em 2021 (8.681 patentes) com o ano de 2022, houve um decréscimo de 49%, abrindo assim espaço para a sul-coreana ocupar a primeira posição do ranking.

De acordo com Phillip Monteiro, paralegal de propriedade intelectual na Inventa, consultora especializada em propriedade intelectual, vale a pena observar que o elevado número de patentes concedidas para a IBM nos Estados Unidos ao longo das quase três décadas de liderança está relacionado com uma particularidade do país: nos EUA é possível obter uma patente de um programa de computador (software), o que constitui a grande maioria das patentes obtidas pela IBM nos EUA. Pelo contrário, em outras jurisdições, as proteções para os códigos-fonte dos softwares são, normalmente, concedidas por títulos específicos para tal matéria. Ou seja: caso a IBM adotasse a mesma estratégia fora dos EUA, muito possivelmente não ocuparia uma posição de liderança em patentes concedidas e muito dificilmente durante três décadas.

Dario Gil, chefe de pesquisas da IBM, afirma que o declínio está relacionado com uma mudança de estratégia da empresa, iniciada no ano de 2020, ao se decidir que não seria um objetivo a liderança numérica de patentes concedidas. 

[As] “patentes são apenas uma das medidas da real capacidade de inovação de uma companhia”, afirma, explicando também que a IBM se propôs a valorizar a qualidade sobre a quantidade de novos pedidos de patentes, com especial atenção para as de inteligência artificial e computação quântica.

Ao observamos as dez empresas que se destacam com o maior número de patentes concedidas na tabela 1, além da IBM (a única empresa norte-americana que se destaca no top 5) encontramos também a Qualcomm, a Intel e a Apple, ocupando as 7.ª, 8.ª e 9.ª posições, respetivamente.

 Em relação à Huawei, que ocupa a 4.ª posição, esta foi, de facto, banida dos EUA em anos anteriores. Porém, é importante esclarecer que esta ação contra a empresa chinesa ocorreu em situações específicas, não afetando necessariamente a submissão de pedidos de patentes. Entretanto, a empresa assumiu e declarou um impacto global pesado no seu volume de vendas, com uma queda superior a 40% - exceto na China, onde continuou a ser lucrativa.

 

Gráfico 1: Proporção do número de patentes concedidas de requerentes da Tabela 1, por nacionalidade.

Apesar de nas estatísticas das dez empresas com mais patentes vermos uma predominância de companhias asiáticas, as companhias norte-americanas continuam a liderar a lista de total de patentes concedidas no EUA, com um total de 44% – ou 142.703 patentes. Por sua vez, as companhias japonesas são titulares de 46.504 das patentes concedidas (16,6%) e as chinesas 24.538 patentes (8,7%).



No grupo dos dez países com mais patentes concedidas, existem quatro países da Europa que demonstram grande interesse no mercado norte-americano: Alemanha (5.ª no ranking, com 14.746 patentes), França (na 7.ª posição, com 5.541 patentes), Reino Unido (em 8.º, com 4.837 patentes) e Suíça (na 9.ª posição, com 4.601 patentes).

Apesar dos números impressionantes, o ano de 2022 foi o terceiro ano consecutivo na diminuição no número de patentes concedidas pelo Instituto Americano de Patentes e Marcas (USPTO), em virtude da pandemia de Covid-19. Entretanto, o número de pedidos de patentes nos EUA voltou a subir em 2022 após uma leve queda em 2021, retomando uma vertente de crescimento iniciada em 2017.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: