Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Airbus aposta em testes de tecnologia "fria" como parte do seu compromisso para a descarbonização

Airbus aposta em testes de tecnologia "fria" como parte do seu compromisso para a descarbonização
Share it:
A Airbus lançou o "Advanced Superconducting and Cryogenic Experimental powertrain Demonstrator" (ASCEND) para explorar o impacto de materiais supercondutores e de temperaturas criogénicas no desempenho dos sistemas de propulsão elétrica de uma aeronave.
Airbus aposta em testes de tecnologia "fria" como parte do seu compromisso para a descarbonização

A utilização de materiais supercondutores pode reduzir a resistência elétrica, o que significa que a corrente elétrica pode fornecer potência sem perda de energia. Quando associados a hidrogénio líquido a temperaturas criogénicas (-253 graus Celsius) os sistemas elétricos podem ser arrefecidos com o objetivo de aumentar significativamente o desempenho do sistema de propulsão elétrica global.

A Airbus utilizará o ASCEND para explorar a viabilidade destas tecnologias promissoras, a fim de otimizar a arquitetura de propulsão pronta para voos de baixa emissão e emissão zero. Espera-se que os resultados mostrem o potencial de redução pelo menos pela metade do peso dos componentes e das perdas elétricas, já que o volume e a complexidade da instalação dos sistemas são reduzidos, bem como existe uma redução na voltagem para menos 500V, em comparação com os sistemas atuais.

O ASCEND avaliará arquiteturas elétricas que vão de várias centenas de quilowatts a aplicações multi-megawatts com e sem hidrogénio líquido a bordo.

A Airbus irá conceber e construir o demonstrador nos próximos três anos nas suas instalações de sistemas de E-aeronaves. Soluções que poderão ser adaptadas a motores turbo propulsores, turbo hélice e hélice híbrido serão testadas e avaliadas até o final de 2023, o que apoiará o processo de tomada de decisão da Airbus para o tipo de arquitetura do sistema de propulsão necessário para futuras aeronaves. Espera-se também que o ASCEND apoie melhorias de desempenho em sistemas de propulsão existentes e futuros em todo o portfólio da Airbus, incluindo helicópteros, eVTOLs, bem como em aviões para viagens curtas e para os de corredor único. O demonstrador está alojado na Airbus Upnext, uma subsidiária da Airbus criada para dar às tecnologias futuras um desenvolvimento acelerado através da construção de demonstradores em velocidade e escala, e que ajuda a avaliar, amadurecer e validar novos produtos e serviços que englobam avanços tecnológicos radicais.

Para mais informação acerca do ASCEND, clique aqui
Para mais informação acerca da Airbus UpNext, clique aqui.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: