Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Tudo sobre os padrões de HDMI

Tudo sobre os padrões de HDMI
Share it:
A porta HDMI tornou-se o padrão para fins de E / S de áudio e vídeo. Abreviação de High Definition Multimedia Interface, foi introduzida no início dos anos 2000 com o único propósito de fornecer uma maneira melhorada e conveniente de substituir os padrões existentes para o transporte de sinais de HDTV. 
Tudo sobre os padrões de HDMI
Os fundadores da HDMI incluem Hitachi, Panasonic, Philips, Silicon Image, Sony, Thomson, RCA e Toshiba. 

As portas HDMI podem ser facilmente encontradas na maioria das televisões, PCs, portáteis, Boxs TV, projetores e consolas de jogos. 

Neste artigo, explicamos todas as diferentes versões da especificação HDMI que foram lançadas ao longo dos anos, juntamente com uma rápida olhadela no tipo de conectores HDMI. 

Muito parecido com o USB, tem diferentes especificações que podem ser combinadas com diferentes conectores / portas. 

HDMI 1.0 

A primeira versão da especificação HDMI foi lançada em dezembro de 2002. Usava principalmente uma arquitetura semelhante à DVI para enviar sinais de vídeo, mas enviava áudio e outros dados durante os intervalos de supressão de um stream de vídeo. 

Ofereceu uma taxa de transferência de dados de 4,9 Gbps para fornecer resolução de 720p a 120 Hz, 1080p a 60 Hz e 1440p a 30 Hz. O padrão também suporta áudio de 8 canais. 

HDMI 1.1 

Fazendo a primeira aparição em maio de 2004, o HDMI 1.1 foi uma atualização muito pequena do padrão HDMI 1.0 existente. O único novo recurso adicionado foi o suporte a DVD-Audio, o que significa que o HDMI agora pode fornecer áudio que varia de mono a 5.1 surround. 

As especificações de resolução e taxa de atualização permaneceram as mesmas. 

HDMI 1.2 e 1.2a 

Chega um ano após o HDMI 1.1, o HDMI 1.2 foi uma atualização importante, pois incluía compatibilidade para dispositivos de baixa tensão, tornando-o adequado para PCs (especialmente placas de vídeo). 

Também adicionou suporte para alguns espaços de cores mais recentes. Esta versão foi originalmente concebida para eliminar a restrição de formatos para aumentar a compatibilidade e competir com a nova e emergente interface Display Port. 

Em 2005, o HDMI 1.2a foi anunciado, o que adicionou conformidade para o Consumer Electronics Control (CEC), permitindo que vários dispositivos HDMI controlassem uns aos outros com um comando remoto. 

HDMI 1.3 e 1.3a 

Este foi um grande salto para o padrão quando foi lançado em junho de 2006. Em primeiro lugar, finalmente dobrou a largura de banda para 10,2 Gbps, o que aumentou a capacidade de fornecer resolução de 720p a 240 Hz, 1080p a 120 Hz e 1440p a 60 Hz. 

Além disso, ele também adicionou suporte para 4K ou 2160p a 30 Hz, embora não tenha sido oficializado até o lançamento do HDMI 1.4. Ele também adicionou suporte para profundidade de cor de 10 bits, 12 bits e até 16 bits, dependendo da resolução. 

Esta versão também tinha suporte para maiores espaços de cores e suporte opcional para Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio.

O HDMI 1.3 também introduziu um novo conector Mini HDMI Type-C. 

Como o 1.2, este também viu uma atualização no meio do ciclo com a versão 1.3a, que novamente tinha atualizações CEC semelhantes e algumas modificações no conector tipo c menor. 

HDMI 1.4, 1.4a e 1.4b 

Em 2009, a versão melhorada de HDMI chegou com suporte de resolução semelhante, incluindo 4K verdadeiro, que é 4096 x 2160 em apenas 24 Hz, mas uma proporção de aspecto mais ampla. 

Também incluiu um Canal Ethernet HDMI (HEC), que incluiu uma conexão Ethernet de 100 Mbit / s entre os dois dispositivos conectados por HDMI e um canal de retorno de áudio ou ARC. 

Esta versão também adicionou suporte para 3D estereoscópico e um novo conector micro HDMI. Também ampliou o suporte para espaços adicionais de cores ricas e de aparência natural, incluindo Adobe RGB. 

Também foi sugerido comprar os novos cabos HDMI de alta velocidade se quisesses obter a experiência completa dos recursos 1.3 e 1.4. Isso foi seguido pelo 1.4a em 2010, que adicionou alguns formatos 3D e resoluções adicionais para o conteúdo de transmissão.

Em 2011 sofreu outra atualização quando o 1.4b foi introduzido para marcar a mudança no padrão de produção do LLC, com todas as versões futuras especificadas pelo Forum HDMI. 

HDMI 2.0 

O HDMI 2.0 introduziu suporte para 4K a 60 Hz e aumentou a largura de banda geral para 18 Gbps. Foi lançado em 2013, aumentando a resolução de 1080p a 240 Hz e 1440p a 144 Hz, o que foi um grande salto para os jogos. 

Também suportou profundidade de cor de 24 bits com resolução de 4K, até 32 canais de áudio e, eventualmente, adicionou suporte para HDR em 2015 com o lançamento de HDMI 2.0a e Hybrid Log-Gamma com HDMI 2.0b em 2016. 

HDMI 2.1 

A versão mais recente, HDMI 2.1, foi anunciada pelo HDMI Forum em 2017. Todos os novos televisores de última geração, consolas de jogos, boxs tv e placas gráficas agora são fornecidos com HDMI 2.1. 


Pode atingir resolução de 4K a 120 Hz e pode até mesmo aumentar as resoluções de 8K e 10K a 30 Hz ou mais usando Display Stream Compressions. Tudo isso foi possível graças à duplicação da largura de banda e à adição de um quarto canal de taxa de dados que significou um total de 48 Gbps de taxa de bits. 

A versão mais recente também inclui HDR dinâmico para especificar metadados HDR, Taxa de atualização variável (VRR) e ARC foi atualizado para eARC (Canal de retorno de áudio melhorado) para formatos de áudio como Dolby Atmos e DTS: X.

O HDMI 2.1 também apresenta a categoria de cabo HDMI de velocidade ultra-alta para cumprir a taxa de bits de alta velocidade. 

Conectores e portas HDMI 

O conector HDMI parece-se muito com uma porta USB de tamanho normal, só que maior e em forma de pirâmide achatada. 

Inclui um conector macho e fêmea. Geralmente a versão macho do conector vai em cabos ou dispositivos de streaming. A versão fêmea geralmente está no(s) dispositivo(s) onde vais conectar. 

Embora a porta HDMI de tamanho normal seja amplamente usada, existem vários formatos e tamanhos ao longo dos anos. 


Tipo A

A versão mais comum, ou como dizemos, HDMI de tamanho normal, inclui 19 pinos para oferecer largura de banda para transportar os modos SDTV, EDTV, HDTV, UHD e 4K. 


Também é eletricamente compatível com DVI-D de link único. 

Tipo B 

Comparativamente maior do que a porta Tipo-A padrão, o HDMI Tipo-B é compatível com DVI-D dual-link com um total de 29 pinos que geralmente carregam seis pares diferenciais em vez de três. 

Esta porta foi usada para monitores de alta resolução com resoluções de até WQUXGA (3840 × 2400). Esta porta não foi usada em nenhum produto comercial popular. 

Tipo C 

Mini HDMI, ou Type-C, era uma versão menor do plugue tipo A, mas com a mesma configuração de 19 pinos. 

Foi introduzido para dispositivos portáteis, incluindo smartphones. A única diferença era que a designação dos vários pinos não era a mesma quando comparada ao HDMI Tipo-A. 

Tipo D 

Micro HDMI ou Type-D era ainda menor do que a porta Type-C, um pouco semelhante à porta micro-USB. Mais uma vez, ele veio com o mesmo conjunto de 19 pinos, mas com uma atribuição de pinos completamente diferente em comparação com o Tipo-A e o Tipo-C. 

Tipo E 

Também conhecido como Sistema de Conexão Automotiva, esta porta HDMI possui um mecanismo de paragem para manter o cabo estável e suportar vibrações junto com uma concha para evitar que humidade e sujidade interrompam o sinal. 

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: