Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Canon procura o melhor do fotojornalismo no Visa Pour L’Image 2021

Canon procura o melhor do fotojornalismo no Visa Pour L’Image 2021
Share it:
Canon procura o melhor do fotojornalismo no Visa Pour L’Image 2021
A Canon Europa anuncia o lançamento das suas bolsas anuais de fotojornalismo, em busca de profissionais de fotografia e vídeo cujo trabalho se destaque. Apoiando as storytellers criativas, a Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas celebra uma fotógrafa de excelência, reconhecendo o seu contributo para o fotojornalismo; por seu lado, a Bolsa de Vídeo Canon reconhece os profissionais que procuram chamar a atenção para alguma questão social, cultural ou económica, em formato documentário. A atribuição das bolsas é organizada em conjunto com o Visa Pour L’Image, um dos principais festivais de fotojornalismo do mundo, e ambas oferecem aos premiados o financiamento necessário para darem continuidade aos seus projetos, bem como uma plataforma para se fazerem ouvir. Os vencedores serão apresentados oficialmente na edição deste ano do festival, que ocorre durante o mês de setembro em Perpignan, França; e os seus trabalhos serão exibidos na edição do próximo ano.

Bolsa de Vídeo Canon – Curta-metragem Documental

Em celebração da produção de documentários criativos, e para reconhecer os melhores novos talentos, este ano tem lugar a segunda edição da Bolsa de Vídeo Canon. O vencedor será selecionado por um júri composto por profissionais do mundo da fotografia, em junho, e receberá uma bolsa de 8.000 e o empréstimo de um kit Canon para apoiar a produção de uma curta-metragem documental. As candidaturas vão ser avaliadas segundo a apresentação, relevância e originalidade do projeto.

No ano passado, o fotógrafo e cineasta franco-suíço Michaël Zumstein recebeu a primeira Bolsa de Vídeo Canon. Desde então, tem trabalhado numa curta-metragem documental chamada “Bangui la coquette”, sobre a organização do concurso Miss República Centro-Africana. O primeiro teaser do projeto será apresentado no festival deste ano, e o filme completo será exibido em Perpignan um ano mais tarde, em setembro de 2022.

As inscrições para a Bolsa de Vídeo Canon estão agora abertas para fotojornalistas ou cineastas documentais profissionais com pelo menos um projeto de vídeo-reportagem já realizado.

Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas

Atualmente na sua 21ª edição, a prestigiada Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas dá visibilidade a temas sociais importantes através do fotojornalismo. A Canon e o Visa Pour L’Image apresentarão a bolsa no valor de 8.000€ na edição deste ano do festival, apoiando, ao longo de 2021, o projeto da fotógrafa vencedora, que será apresentado no próximo ano.

Devido ao impacto global da pandemia, a vencedora da bolsa do ano passado – a fotógrafa turca Sabiha Çimen – também apresentará o seu projeto, Hafiz: Guardians of the Qur'an, na edição de 2022 do festival. O projeto de Çimen explora uma tradição de 1.500 anos – na qual os muçulmanos que memorizem o Alcorão na totalidade ficam autorizados a utilizar o título ‘Hafiz’ antes do nome – e as raparigas entre os 8 e os 17 anos de idade que frequentam escolas dedicadas ao Alcorão para recitarem e memorizarem os 6.236 versos do livro sagrado do Islão, para que possam tornar-se Hafizas.

As vencedoras das edições anteriores desta bolsa anual receberam financiamento, apoio e divulgação e tornaram-se inspirações para outras fotógrafas da indústria. Ilvy Njiokiktjien, vencedora em 2011 e Embaixadora Canon, afirma: “Fez uma grande diferença na minha carreira. Gostava de encorajar outras jornalistas a candidatar-se, porque a possibilidade de apresentar o seu trabalho no Visa Pour L’Image é fantástica. A atenção que a Canon e o festival dedicam ao projeto vai muito além do que outros poderiam fazer: colocam o projeto, e consequentemente a fotógrafa, no centro das atenções, o que é muito necessário hoje em dia neste setor.”

As candidaturas a ambas as bolsas estão de momento abertas e as inscrições terminam no dia 17 de maio de 2021.

Para mais informações sobre a Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas, por favor visite: https://www.visapourlimage.com/en/festival/awards-and-grants/bourse-canon-de-la-femme-photojournaliste

Para mais informações sobre a Bolsa de Vídeo Canon, por favor visite: https://www.visapourlimage.com/en/festival/awards-and-grants/bourse-canon-du-documentaire-video-court-metrage
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: