Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

5 dicas para estabelecer objetivos profissionais

5 dicas para estabelecer objetivos profissionais
Share it:
Como estabelecer objetivos para melhorar a carreira profissional?
5 orientações com princípio, meio e fim para não dispersar o foco no que é importante: tenha objetivos SMART!
“E agora?” Se já colocou esta questão durante o último ano, se tem muitas dúvidas sobre o que será a sua carreira para o futuro, este texto é para si. Perante a incerteza provocada pela pandemia é fácil perder o foco das metas pessoais e profissionais, a curto e longo prazo, e aumentar a ansiedade. Estando com ou sem trabalho no momento, é salutar definir realisticamente objetivos SMART: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. A Adecco Portugal salienta 5 princípios para definir os seus objetivos e melhorar a sua vida e a sua carreira profissional.

A definição de objetivos específicos e mensuráveis é uma das formas mais eficazes para uma pessoa melhorar o seu dia, a sua carreira profissional e alcançar realizações pessoais. Quando é atribuída uma tarefa ou projeto, o estabelecimento de objetivos pode agir sobre várias áreas da esfera pessoal de ação, como a promoção da própria carreira, a procura de trabalho, a criatividade, a educação formal, entre muitas outras que impactam a vida pessoal.

A definição de metas pessoais e profissionais ajudará a criar uma estrutura e um caminho para o sucesso. Muitos empregadores valorizam os candidatos que têm um historial de definição e realização de objetivos, pois demonstra que pode ser um colaborador focado e orientado para objetivos. Não é discricionário que esta seja uma pergunta frequente numa entrevista de emprego, por isso prepare-se para falar sobre o que o move e o que está a fazer para alcançar as suas metas. É um ponto-chave que é valorizado num processo de contratação ou mesmo de promoção dentro de uma organização.

Porque é importante estabelecer objetivos?

O estabelecimento de objetivos é importante porque lhe dá um quadro para alcançar marcos importantes. Querer fazer ou completar certas coisas na vida é um grande começo. E perante o cenário de incerteza que temos vindo a viver no contexto da pandemia, pode estar perante um re-começar que implica mudanças na sua vida. Mudar traz alguma ansiedade, mas também permite abrir as portas para um cenário de oportunidades à sua medida. A definição de objetivos proporciona um caminho realista para que este (re)começo seja tangível. Há dois tipos de objetivos que deve considerar estabelecer: os de curto prazo eos de longo prazo.

Quais são os objetivos a curto prazo?

São os mais imediatos para alcançar os seus objetivos maiores e a longo prazo. Pode-se pensar em objetivos a curto prazo como trampolins para alcançar metas maiores. Assim, os objetivos a curto prazo perduram num curto período de tempo, desde dias ou meses até um ou dois anos. Exemplos de objetivos a curto prazo podem incluir a conclusão de pequenas tarefas ou projetos, ganhar experiência, fazer um curso, aprender línguas, aumentar competências digitais. O que for concretizado a curto prazo constitui a base que lhe permitirá alcançar objetivos a longo prazo. Pondere e concentre-se, atalhar este caminho pode significar não chegar às metas de longo prazo.

Quais são os objetivos a longo prazo?

São geralmente grandes objetivos que se pretendem atingir ao longo de vários anos. Para os atingir, deverá conseguir cumprir as metas de curto prazo que constituem a base das suas metas mais estruturantes da sua vida. Os objetivos a longo prazo podem incluir a obtenção de um emprego num determinado setor, subir um determinado nível, ou completar um projeto longo e complicado. Se tudo isso implica educação, criatividade, experiência em determinadas funções, é esse o caminho que tem de percorrer para atingir as metas a longo prazo.

COMO ESTABELECER OBJETIVOS?

Pode estabelecer objetivos de várias formas, mas existem alguns passos que pode seguir para garantir as melhores hipóteses de sucesso, ou seja, de alcançar as suas metas a curto e longo prazo. Para tornar os seus objetivos exequíveis, deve seguir os 5 princípios dos SMART Goals. SMART significa, no original em inglês, Specific, Measurable, Achievable, Relevant and Time-based (Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal). Vamos ver mais de perto como estabelecer um objectivo SMART:
  1. Trace um objetivo tão claro e detalhado quanto possível Por exemplo, em vez de "Quero ser um melhor orador público", pode dizer "Quero fazer uma apresentação bem-sucedida de 10-15 minutos a uma audiência de 50 pessoas ou mais".
  2. Defina como irá medir o sucesso Por exemplo, se quiser passar de uma posição em vendas para um trabalho em marketing, pode estabelecer marcos no caminho que abordam a forma de desenvolver as competências e a experiência que os empregadores de marketing procuram e valorizam. Para medir a sua aprendizagem, estabeleça, por exemplo, a aquisição de uma competência por mês. Aprendidas as competências que necessita, estabeleceu o caminho que precisa para se candidatar a uma nova posição.
  3. Verifique se os seus objetivos são exequíveis A definição de objetivos que pode atingir dentro de um período de tempo razoável ajudará a mantê-lo motivado e concentrado. Deve trabalhar para compreender o âmbito completo do seu objetivo com antecedência para se certificar de que é possível alcançá-lo. Por exemplo, se estiver no seu primeiro trabalho de programador profissional e quer subir para uma posição sénior, poderá ter de estabelecer metas mais pequenas e de curto prazo antes de atingir este deste nível. Se achar que um objetivo não pode ser alcançado porque não tem experiência suficiente, um dos seus novos objetivos deve ser o de ganhar experiência.
  4. Assegure-se que o seu objetivo é relevante Deve estabelecer objetivos que se alinhem com os seus valores e contribuam para as suas metas a longo prazo. Todos os objetivos que fixe devem ser relevantes e significativos para si, aproximando-o de onde quer estar. Para se certificar da relevância, pode perguntar-se: "Como é que a realização deste objetivo me ajudará?", "A realização deste objetivo contribui para as minhas metas mais importantes a longo prazo? Porque é que este objetivo é importante para mim?".
  5. Definir uma data de início e fim A definição de uma linha temporal para atingir um objetivo pode ajudá-lo a manter-se motivado e dentro do prazo. Antes de estabelecer uma data de conclusão do objetivo, não se esqueça de investigar todos os passos que tem que dar e potenciais obstáculos que possa encontrar ao longo do caminho. Por exemplo, se o seu objetivo é ser promovido, dê a sim mesmo(a) cerca de seis meses. Se não tiver atingido o seu objetivo, pode querer dar-se mais tempo ou reconsiderar se é realizável e realista.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: