Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Teletrabalho não afetou produtividade e motivação dos profissionais de tecnologia

Teletrabalho não afetou produtividade e motivação dos profissionais de tecnologia
Share it:
Xpand IT lançou inquérito interno sobre impacto do teletrabalho
Teletrabalho não afetou produtividade e motivação dos profissionais de tecnologia
O teletrabalho não alterou a produtividade e há vontade dos colaboradores para continuar neste formato. Esta é uma das conclusões de um inquérito aos colaboradores da Xpand IT, tecnológica portuguesa especializada em Big Data, Data Science, Business Intelligence, Middleware, CRM, Mobile e IA.

A Xpand IT conta já com mais de 350 colaboradores e tem continuado a recrutar, num crescimento que não abrandou mesmo em tempos de pandemia. Desde março de 2020 que os colaboradores da tecnológica portuguesa estão em teletrabalho e a empresa auscultou os seus colaboradores para procurar perceber o impacto destas mudanças.

A maioria dos colaboradores assinalou que a cultura da empresa estava focada em trabalho remoto e flexível, permitindo que as suas funções pudessem ser cumpridas na íntegra neste formato. Além disso, os inquiridos consideram-se também preparados para continuar a trabalhar remotamente (4,4 – numa escala de 1 a 5).

Embora o inquérito identifique como menos positivo a ausência, o convívio próximo e pessoal com os colegas de trabalho no escritório, o trabalho remoto trouxe também benefícios e conquistas (mais de 90 pessoas admitem ter mais tempo para a família).

“Desde março de 2020 que as nossas vidas mudaram, a vários níveis. Na Xpand IT, o teletrabalho não era uma novidade, mas procurámos ouvir os nossos colaboradores e perceber o verdadeiro impacto destas contingências não só na sua performance profissional, mas também a nível pessoal. É, por isso, com satisfação que vemos que a adaptação ao trabalho remoto foi, de facto, rápida e fluida e que a motivação dos nossos Xpanders não foi afetada”, afirma Rui Maia, Senior Partner e CHRO da Xpand IT.

Desde o início da pandemia, a Xpand IT colocou em prática várias medidas para contribuir para uma rápida adaptação ao teletrabalho, entre os quais se inclui plano de saúde física e mental; sessões de “home gym”, com sessões de exercício físico em formato remoto, em parceria com Personal Trainers; possibilidade de participação num conjunto de sessões de psicoterapia com acompanhamento especializado; realização de eventos digitais, como o All Hands/Kick-off, de forma mais regular. Adicionalmente, todos os colaboradores receberam também um vale “Home Office” no valor de 250,00€ para comparticipar a aquisição de equipamentos para os escritórios nas suas casas.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: