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Em 2021, EDP lidera ranking das marcas Portuguesas mais valiosas e CGD é a marca com maior crescimento de valor financeiro

Em 2021, EDP lidera ranking das marcas Portuguesas mais valiosas e CGD é a marca com maior crescimento de valor financeiro
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Em 2021, EDP lidera ranking das marcas Portuguesas mais valiosas e CGD é a marca com maior crescimento de valor financeiro

ONSTRATEGY apresenta resultados do estudo anual de Valor Financeiro das Marcas Portuguesas em 2021.
Em 2021, EDP lidera ranking das marcas Portuguesas mais valiosas e CGD é a marca com maior crescimento de valor financeiro
A Consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo das Marcas Portuguesas Mais Valiosas 2021, reportando aos resultados financeiros de 2020.

O cálculo do Valor Financeiro de Marca é desenvolvido em conformidade com as normas ISO10668 e ISO20671, através da metodologia de Royalty Relief, cujo processo obedece às seguintes fases: determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços, determinação da taxa de royalty, aplicação do índice de força de marca, determinação da taxa de desconto, e determinação do valor económico da marca.

Entre mais de 200 marcas Portuguesas que publicam as suas contas, destaca-se a EDP como a marca com maior valor financeiro (2.850 M€) e a CGD Caixa Geral de Depósitos como a marca que regista maior crescimento.

As 25 marcas Portuguesas mais valiosas são:
  1. EDP 2.850 M€ (+10,9%).
  2. GALP ENERGIA 1.562 M€ (+22,6%).
  3. JERONIMO MARTINS 912 M€ (-0,3%).
  4. PINGO DOCE 765 M€ (-4,7%).
  5. MILLENNIUM BCP 652 M€ (+8,7%).
  6. CGD – CAIXA GERAL DEPOSITOS 636 M€ (+48,9%).
  7. MEO 633 M€ (+6,7%).
  8. EDP RENOVAVEIS 599 (+15,2%).
  9. BANCO BPI 484 M€ (+7,3%).
  10. NOS 481 M€ (-1,2%).
  11. CONTINENTE 452 M€ (+11,3%).
  12. SONAE 335 M€ (+6,3%).
  13. MOTA ENGIL 332 M€ (+2,2%).
  14. FIDELIDADE 275 M€ (+17,0%).
  15. SUPER BOCK 256 M€ (-5,5%).
  16. THE NAVIGATOR COMPANY 242 M€ (-3,2%).
  17. TAP 182 M€ (-29,7%).
  18. CTT 181 M€ (+13,8%).
  19. CUF 170 M€ (+11,8%).
  20. WORTEN 152 M€ (-7,9%).
  21. LUZ SAUDE 144 M€ (+11,6%).
  22. SL BENFICA 144 M€ (NA).
  23. DELTA 143 M€ (-24,3%).
  24. BRISA 138 M€ (-16,4%).
  25. TRANQUILIDADE 138 M€ (+1,5%).
João Baluarte, Partner e Responsável pelos Estudos Financeiros da OnStrategy refere, “este estudo é realizado em conformidade com as normas ISO10668 e ISO20671, com base na consolidação dos resultados obtidos pelas marcas no exercício de 2020, e em fontes externas e públicas e internas da OnStrategy, em que a pandemia teve impactos diferentes e evidentes entre os vários setores de atividade. Entre as mais de 200 marcas Portuguesas auditadas e avaliadas, esta tabela destaca as 25 com maior valor financeiro, que apesar da crise, são vencedoras e mantiveram a sua resiliência em contexto pandémico”.

A Avaliação Financeira de Marca (método Royalty Relief):

A OnStrategy avalia, desde 2009, a energia, a força e o valor financeiro de mais de 200 marcas Portuguesas de acordo com a metodologia de Royalty Relief.

Este trabalho é desenvolvido em conformidade as normas ISO10668 e ISO20671 através de um processo que obedece às seguintes fases: determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços (receitas futuras num período explicito de cinco anos com base em tendências históricas das receitas, estimativas de crescimento de mercado, forças competitivas e projeções de analistas), determinação da taxa de royalty (revisão de acordos de licenciamento comparáveis, análise de margens e fontes de valor nas diferentes indústrias, definição do intervalo médio da taxa de royalty para o setor de atividade), aplicação do índice de força de marca (relação Emocional com os stakeholders, reputação, experiência, presença e atividade no mercado, força da equipa e saúde financeira), determinação da taxa de desconto (taxa de desconto para calcular o valor atual líquido dos ganhos futuros associados à marca, contabilizando o valor temporal e o risco associado), e determinação do valor económico da marca (valor atual líquido dos royalties após imposto).
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