Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Lenovo expande a liderança da classe de sistemas HPC do Centro de Supercomputação de Leibniz, integrando IA para acelerar as investigações

Lenovo expande a liderança da classe de sistemas HPC do Centro de Supercomputação de Leibniz, integrando IA para acelerar as investigações
Share it:
  • A Lenovo está a expandir a sua parceria com o Centro de Supercomputação de Leibniz (LRZ), entregando a segunda fase do seu supercomputador de próxima geração
  • A segunda fase irá integrar métodos avançados de computação de inteligência artificial (IA) no atual sistema de computação de alto desempenho (HPC), SuperMUC-NG
  • A Lenovo está a fornecer uma combinação de um sistema de computação 100% acelerado, com refrigeração a água quente, baseado no Lenovo ThinkSystem SD650, e armazenamento distribuído de objetos assíncronos, baseado no Lenovo ThinkSystem SR630 V2
Lenovo expande a liderança da classe de sistemas HPC do Centro de Supercomputação de Leibniz, integrando IA para acelerar as investigações

A Lenovo Infrastructure Solutions Group, Intel e o Centro de Supercomputação de Leibniz (LRZ) da Academia Bávara das Ciências e Humanidades, anunciam a segunda fase do supercomputador SuperMUC-NG do LRZ. O sistema irá fornecer soluções integradas de alto desempenho à comunidade de utilizadores do LRZ, utilizando inteligência artificial para implementar simulações avançadas, modelação e análise de dados que irão acelerar a investigação para ajudar a resolver os maiores desafios da humanidade.

Com financiamento do Estado Livre da Baviera e dos Ministérios Federais da Educação e Investigação alemães, a segunda fase vê a expansão do SuperMUC-NG, parte do Centro de Supercomputação de Gauss (GCS), de modo a continuar como um dos supercomputadores mais rápidos e mais eficientes do mundo em termos energéticos.

Soluções Integradas com IA

Desde o lançamento do SuperMUC-NG na primeira fase, os profissionais têm utilizado o supercomputador não só para simulação e modelação tradicional, mas também para automatizar o reconhecimento de imagens e padrões em observações do planeta, dados climáticos de satélites, registos visuais médicos e de saúde, e dados demográficos. Dada a utilização bem-sucedida do SuperMUC-NG nestes projetos, a procura de análise de dados de alto desempenho, machine learning e rápido desempenho de memória aumentou ainda mais.

Para satisfazer estas exigências e assegurar o apoio aos investigadores, a SuperMUC-NG será agora melhorada com processadores escaláveis Intel Xeon da próxima geração (nome de código Sapphire Rapids) e as próximas GPUs HPC da Intel baseadas na arquitetura Xe HPC, nome de código "Ponte Vecchio".

A segunda fase utilizará também o armazenamento distribuído de objetos assíncronos (DAOS), alavancando processadores escaláveis Intel Xeon de terceira geração (nome de código "Ice Lake") integrados na plataforma Lenovo's ThinkSystem SR630 V2. O DAOS fornece 1 petabyte de armazenamento de dados, e permitirá uma rápida produção de grandes volumes de dados, enquanto a arquitetura do sistema pode fornecer cargas de trabalho altamente escaláveis, computacionais e de dados intensivos e aplicações de inteligência artificial. Globalmente, os nós de computação da segunda fase do SuperMUC-NG proporcionarão um desempenho quatro vezes superior por Watt (High Performance Linpack) do que na primeira fase.

"O Centro de Supercomputação de Leibniz tem sido desde há muito tempo um importante parceiro de inovação tanto para a Lenovo como para a Intel. A segunda fase é uma excelente oportunidade para partilhar a nossa experiência no que a Lenovo chama de 'Exascale for Everyscale' - soluções que utilizam tecnologias exascale avançadas em qualquer tamanho de segmento - e fornecer aos investigadores os recursos especializados necessários para acelerar projetos", explica Scott Tease, Vice-Presidente, HPC e AI, Lenovo Infrastructure Solutions Group. "Através da implementação do nosso Neptune™ com refrigeração de água quente e de um sistema integrado mais inteligente para inteligência artificial e aprendizagem profunda, o LRZ pode continuar a ser um líder de pensamento em tecnologias avançadas durante muitos anos, e estabelecer novos padrões de investigação e desenvolvimento".

Assegurar uma abordagem sustentável

As melhorias feitas nesta segunda fase, assegurarão que o SuperMUC-NG seja agora capaz de executar tarefas adicionais de uma forma tão eficiente quanto possível em termos energéticos. A chave para isto é a integração de 240 nós de computação Intel no ThinkSystem SD650 da Lenovo aproveitando a refrigeração de água quente Neptune™ e ligando ao sistema de armazenamento DAOS através de uma rede de alta velocidade. A inovadora tecnologia de arrefecimento direto de água da Lenovo Neptune™ remove aproximadamente 90% do calor do sistema de computação, reduzindo o consumo global de energia, aumentando significativamente a eficiência global e permitindo, em última análise, que os processadores funcionem no seu pico.

Além disso, os componentes para a segunda fase do SuperMUC-NG serão fabricados na Europa, nas novas instalações de produção da Lenovo, na Hungria, para ajudar a melhorar ainda mais a pegada ecológica da cadeia de fornecimento do projeto.

"A disponibilização de recursos e serviços que permitam aos investigadores acelerar os seus projetos está no centro de tudo o que fazemos no LRZ", afirma o Prof. Dr. Dieter Kranzlmüller, Diretor do LRZ. "O nosso trabalho com a Lenovo e outros parceiros para integrar capacidades avançadas de IA nesta próxima fase ajudará o centro a alcançar melhor este objetivo, e garantirá que os investigadores recebem o que precisam para se destacarem nos seus campos científicos. Não só isso, mas com a tecnologia de arrefecimento de água quente da Lenovo, somos capazes de proporcionar estes melhoramentos de uma forma tão sustentável, e o mais eficiente possível em termos energéticos".

Início da segunda fase

O LRZ receberá o sistema de armazenamento DAOS no último trimestre de 2021, e o sistema de computação seguirá no segundo trimestre de 2022. A equipa LRZ está a preparar a sua comunidade de utilizadores para as melhorias da segunda fase, oferecendo apoio e consultas para a adaptação e otimização de códigos e algoritmos de IA, e dando aos investigadores acesso a sistemas de GPU especializados em aplicações de IA. O programa de formação da LRZ oferece também uma grande variedade de cursos de máquinas e de aprendizagem profunda, educando os utilizadores na forma como podem adaptar algoritmos existentes ou desenvolver e treinar os seus próprios algoritmos.

O SuperMUC-NG encontra-se atualmente na 15ª posição no Top 500 dos supercomputadores do mundo.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: