Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Mais transparência e segurança nos serviços de veículos partilhados com o Bosch RideCare

Mais transparência e segurança nos serviços de veículos partilhados com o Bosch RideCare
Share it:

 Mais transparência e segurança nos serviços de veículos partilhados com o Bosch RideCare

Inovação mundial apresentada na CES 2023 com contributo da Bosch em Braga

  • O principal fator diferenciador está num serviço apoiado por um centro de serviços para monitorização objetiva e possível encaminhamento para serviços de emergência.
  • Dispositivo projetado especificamente para prestadores de serviços de mobilidade.
  • Sensores Bosch, inteligência artificial e experiência em conectividade habilitam recursos complementares do Ridecare.
  • Tecnologias de sensorização para veículos e funcionalidades de software desenvolvidas pela Bosch em Braga contribuem para este serviço inovador.

Para experimentar os benefícios do transporte partilhado numa economia também ela partilhada, a responsabilidade a bordo dos veículos automóveis, deve ser assumida tanto pelo condutor como pelo passageiro e assim desfrutarem de uma experiência confortável. Para permitir a transparência e objetividade em caso de conflito ou litígio, a Bosch apresentou nesta última edição da CES, em Las Vegas, uma nova e melhorada solução de segurança, pensada especialmente para serviços de mobilidade partilhada (ride-hailing, ex:aluguer de automóveis) – o RideCare.

O RideCare é um companheiro de viagem, utiliza uma câmara inteligente conectada, para auxílio dos motoristas de prestadores de serviços na área da mobilidade, oferece monitorização e transparência durante as viagens. A solução permite que o motorista e o passageiro sejam responsabilizados pelos seus atos, impedindo assim comportamentos indesejados durante os serviços de transporte, oferecendo respostas rápidas e apropriadas, a desvios de comportamento para lá do aceitável de quem estiver abordo do veículo.

Embora a grande maioria das viagens ocorra sem incidentes, os relatórios de segurança dos líderes da indústria de ride-hailing relataram um número relevante de assaltos ao longo de vários anos, até mesmo durante a pandemia altura em que o número de viagens caiu consideravelmente.

“O que faz a solução Bosch RideCare ir mais além do que uma simples câmara de painel é o facto de estar emparelhada com um serviço que fornece ajuda ativa por especialistas treinados do centro de serviço”, explica Christoph Hartung, presidente da área de negócios de Cross-Domain Computing Solutions da Bosch.

O produto, que foi apresentado pela primeira vez na edição deste ano da CES®, e foi distinguido com o CES® 2023 Prémio de melhor inovação na categoria de Entretenimento e Segurança no Veículo.

Os condutores das plataformas de mobilidade podem conduzir tranquilamente sabendo que todos as viagens são monitorizadas através do sistema RideCare, com os dados a serem enviados em segurança para a cloud e ser utilizados no caso de se desencadear algum evento.

Um sinal luminoso na frente do dispositivo RideCare permite que motoristas e passageiros saibam que o serviço de monitorização se encontra ativo, transmitindo confiança, tranquilidade e um efeito de dissuasão.

“À medida que os serviços automatizados de partilha de viagens continuam a surgir, uma solução como o RideCare torna-se ainda mais relevante para a transparência e segurança dos passageiros”, reforça Steffan Hartung.

Inovação mundial com o contributo da Bosch em Braga

É reconhecida a contribuição e o papel que a Bosch em Braga tem assumido na condução autónoma e no futuro de uma mobilidade mais segura e confortável, este é mais um exemplo. A solução Bosch Ridecare conta com o envolvimento das equipas da Bosch em Portugal, nomeadamente através das tecnologias desenvolvidas no âmbito dos projetos de inovação realizados em parceria com a Universidade do Minho e Universidade do Porto.

Nesta mais recente inovação do Bosch RideCare apresentada durante a CES 2023, as equipas da Bosch em Braga estão envolvidas no desenvolvimento de funcionalidades de software do sistema embebido, assim como da infraestrutura da cloud que dá suporte a funcionalidades do sistema que aí residem. Além disso, é também da responsabilidade do talento made in Portugal a gestão da instalação e monitorização tecnológica e da qualidade dos serviços de mobilidade fornecidos no âmbito do RideCare.

Outra das principais soluções desenvolvidas e já anteriormente apresentadas diz respeito às tecnologias in-vehicle sensors, ou seja, a inclusão de sensores capazes de recolher informação valiosa para que o veículo seja capaz de aprender com a experiência. Neste caso concreto da solução Bosch Ridecare, o envolvimento da Bosch em Braga passou pelo desenvolvimento do algoritmo de deteção de dano no interior do veículo. Este algoritmo é baseado em técnicas de machine learning, capaz de processar e projetar toda a informação gerada pelos diversos sistemas sensoriais que monitorizam o respetivo meio envolvente, seja o espaço interior do habitáculo ou os seus passageiros.

Desenhado para motoristas de serviços de mobilidade partilhada

A solução RideCare foi projetada a pensar, em primeiro lugar, nas necessidades dos motoristas das plataformas de ride-hailing que procuram soluções pontuais e objetivas para possíveis conflitos que possam ocorrer no veículo, de modo a conseguirem manter a sua reputação e atingir o volume desejado de viagens.

Para garantir que a solução se encaixa na experiência do motorista das plataformas de transporte, a Bosch está a colaborar com o Gridwise, uma aplicação de negócios líder para este tipo de serviço partilhados, com o objetivo de realizar pesquisas de utilizador e validar a adequação do produto ao mercado. O Gridwise fornece informações aos motoristas das plataformas de viagens e de entregas, contribuindo para que possam maximizar os seus ganhos e acompanhar o desempenho dos seus negócios.

Os dados recolhidos pelo RideCare são tratados com segurança end-to-end, criptografados no dispositivo e armazenados com segurança na cloud. Os dados de vídeo são documentados com localização e carimbo de data/hora e podem ser usados como prova em caso de litígios. Tanto para motoristas como para passageiros, os dados são tratados de acordo com os regulamentos de privacidade aplicáveis. Além disso, o dispositivo possui vários recursos de resistência a violação para suportar a operação contínua e o upload de dados de cada viagem.

Sensores que permitem segurança

O dispositivo possui vários sensores para monitorização de viagens partilhadas.

Uma câmara interna e externa fornece visibilidade – especialmente durante a noite – tanto para o interior quanto para o exterior do veículo.

A experiência da Bosch na fusão de sensores usando áudio, vídeo e dados da unidade de medição inercial, juntamente com o uso de inteligência artificial para analisar os dados, permite a deteção de aspetos como o início e o fim de uma viagem de forma a garantir uma melhor gestão das filmagens. O dispositivo também fornece verificações de integridade ativas, incluindo deteção de violação e alertas. Algoritmos inteligentes podem reconhecer e enviar um alerta se o campo de visão do dispositivo for comprometido ou bloqueado.

A acompanhar o dispositivo complementar RideCare existe no veículo um botão SOS sem fio que o motorista pode pressionar para ativar uma chamada de emergência para um centro de serviço da Bosch. Desde que o veículo esteja dentro do alcance da conectividade móvel, operadores de chamada de emergência devidamente formados estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e conseguem examinar o veículo ao receber uma chamada. Um agente especializado da Bosch é capaz de aceder a uma visão da câmara do dispositivo complementar RideCare para determinar se é necessário acionar os serviços de emergência. Os centros de atendimento que dão suporte ao RideCare são treinados para tomar decisões informadas a partir de uma visão objetiva ao analisar uma situação sinalizada pelo motorista.

A solução RideCare reúne a experiência da Bosch

O principal diferencial do companheiro de viagem RideCare da Bosch está no serviço apoiado pelo centro de serviço que pode fornecer ajuda ativa em situações apropriadas. A Bosch é pioneira na área de serviços eCall com mais de 10 anos de experiência. As soluções eCall da Bosch apoiadas pelos centros de serviço da Bosch estão presentes em mais de 27 milhões de veículos de 15 marcas em todo o mundo. A empresa processou mais de 11 milhões de eCalls desde 2012.

A Bosch tem também uma longa história no que diz respeito à área da segurança. A divisão Building Technologies da Bosch é fornecedora líder global de produtos e sistemas de segurança, proteção e comunicações. O seu portfólio de produtos inclui segurança por vídeo e deteção de intrusão.

Em 2021, a empresa já tinha apresentado o projeto piloto RideCare, que permite a deteção de fumo, danos e condução agressiva para veículos partilhados.

Ambos destacam o uso de sensores e dispositivos conectados pela empresa para criar soluções de Internet das Coisas para os seus clientes.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: