Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

FCA anuncia lançamento do livro “5G E INTERNET DAS COISAS”

FCA anuncia lançamento do livro “5G E INTERNET DAS COISAS”
Share it:
  • Esta obra aborda os vários aspetos tecnológicos e funcionais do 5G e da Internet das Coisas e como estes se podem implementar em pequenos e grandes projetos;
  • O novo livro destina-se a todas as pessoas com ou sem experiência que tenham interesse em aprender mais sobre a Internet das Coisas e comunicações 5G e banda larga.
A editora FCA anuncia o lançamento do livro “5G e Internet das Coisas” da autoria de Pedro Coelho, Diretor, Consultor e Gestor de projetos de IT, que conta com 30 anos de experiência na área.

A introdução da tecnologia 5G em Portugal trouxe consigo um conjunto de vantagens inovadoras que permitem a ligação de milhares de dispositivos em tempo real e a grandes velocidades e que vieram ajudar a potenciar a área da Internet das Coisas (IoT). Atualmente, com os pacotes disponíveis no mercado qualquer pessoa pode implementar pequenos protótipos IoT e 5G.

Este novo livro sucede ao Internet das Coisas: Introdução Prática, do mesmo autor, e faz uma introdução prática ao tema da IoT, num contexto de comunicações 5G e banda larga, abordando os vários aspetos tecnológicos e funcionais e como estes se podem implementar em pequenos e grandes projetos, para que computadores, máquinas, pessoas, animais ou objetos possam comunicar entre si sem qualquer intervenção humana.

A obra inclui exemplos práticos de protótipos explicados passo a passo, orientados para diversos casos de uso setoriais (indústria, agricultura, media, entretenimento, entre outros) fáceis de montar em casa, desafiando os leitores, com mais ou menos experiência de Desenvolvimento, Internet e Sistemas, a incorporar hardware e a controlar a comunicação de pecas remotas em utilizações pessoais ou empresariais.

Apesar de todos os riscos, incertezas e indefinições, a IoT é sobretudo uma grande oportunidade. É uma das tecnologias que mais irá crescer nas próximas décadas, em particular com o poder de comunicação que o 5G lhe oferece. E o leitor faz bem em apostar nela!
In Sobre o Livro


Através da leitura desta obra o público pode aprender a: controlar iluminação e eletrodomésticos; implementar um sistema de vigilância; criar uma fechadura digital; prevenir inundações; detetar à distância concentrações de gás; controlar um veículo inteligente; implementar vídeos streaming; implementar um servidor de media; simular semáforos e torná-los inteligentes e controlar iluminação pública.

Principais conteúdos:
  • Tecnologias e conceitos de IoT;
  • Comunicações 5G;
  • Programação IoT em Python;
  • Prototipagem de sistemas IoT com Raspberry Pi;
  • Domótica, Smart cities, IoT Analytics;
  • Segurança IoT.

Sobre o livro:

“5G e Internet das Coisas”
PVP: 33,31 euros
ISBN: 978-972-722-926-0
Nº de páginas: 360

Sobre o autor:

Pedro Coelho
Diretor de IT, Consultor e Gestor de Projetos de IT, realiza projetos nas áreas da Web e da Internet há 30 anos. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Autor de vários livros sobre Sistemas de Informação, Internet, Web e Programação, todos editados pela FCA.
Share it:

livro

Post A Comment:

0 comments: