Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

As palavras mais pesquisadas em Fevereiro, de Marte ao Big Brother

As palavras mais pesquisadas em Fevereiro, de Marte ao Big Brother
Share it:
Priberam divulga as palavras mais pesquisadas em fevereiro de 2021

A corrida a Marte – e à televisão – em novo mês de confinamento
As palavras mais pesquisadas em Fevereiro, de Marte ao Big Brother
A Priberam divulgou hoje as palavras mais pesquisadas no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa em fevereiro de 2021 e os resultados dão-nos pistas interessantes sobre como os utilizadores do dicionário online aproveitaram este segundo mês do ano, incluindo o interesse pela atividade humana num planeta vizinho e um renovado protagonismo dos programas televisivos.

A época de Carnaval este ano foi diferente, como de resto têm sido todos os meses marcados pela pandemia. Os habituais desfiles e cortejos festivos característicos do período foram substituídos pelas ainda vigorantes medidas de confinamento covidianas, o que influenciou desde a animação nos sambódromos até ao que mais interessou os consulentes do dicionário online Priberam.

No hemisfério sul, as discórdias e outras trocas de palavras dos participantes do reality show Big Brother Brasil resultaram num disparar das buscas pelos vocábulos basculho e fenotipicamente. Ainda no Brasil, as palavras octacampeão e octa adquiriram, já no fechar do mês de fevereiro, uma posição destacada no top de pesquisas do Dicionário Priberam graças à conquista pelo Flamengo do seu octacampeonato brasileiro.

Já em Portugal, os programas televisivos Joker e Big Brother Portugal são os grandes responsáveis pelo encabeçar das pesquisas pela curiosa palavra cunctatório, no caso do primeiro, além das mais controversas asquerosa e alcoviteira, no caso do segundo.

Para fechar esta lista de destaques que os mais de 5 milhões de consulentes, responsáveis por mais de 22 milhões de buscas no Dicionário Priberam, ajudaram a construir, é preciso olhar na direção das estrelas. A palavra perseverança, a tradução portuguesa para o nome do veículo que aterrou em Marte a 18 de fevereiro em missão da NASA para estudar aquele planeta e procurar vestígios de existência passada de vida microbiana, foi das mais procuradas pelos utilizadores do dicionário online.

O ano em palavras

Estas foram as palavras mais pesquisadas no segundo mês de 2021, mas as 31 palavras que definiram o ano de 2020 estão disponíveis em https://oanoempalavras.pt. Foram escolhidas a partir dos 250 vocábulos que mais foram pesquisados ao longo de 2020 pelos utilizadores do Dicionário Priberam.

O site que, pelo quarto ano consecutivo, resulta de uma iniciativa da Priberam e da Lusa, integra conteúdos dos repórteres fotográficos e jornalistas da agência noticiosa, que dão contexto a cada uma das palavras, e está estruturado por ordem cronológica.

O ano de 2020 registou um aumento muito significativo do número de pesquisas no Dicionário Priberam, subindo para 45 milhões de utilizadores (mais 7 milhões do que no ano anterior), os quais geraram um número de pesquisas que é quase o dobro do registado em 2019: de cerca de 133 milhões passou-se para 261 milhões.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: