Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Dia Internacional do Urso Polar: Saiba mais com a ajuda da Google

Dia Internacional do Urso Polar: Saiba mais com a ajuda da Google
Share it:
Em perigo de extinção e uma espécie protegida desde 2001, o Urso Polar tem um dia para si: a 27 de Fevereiro. Atualmente, o maior perigo para o chamado lorde do Ártico relaciona-se com o degelo causado pelo aquecimento global que afeta o seu habitat natural, as condições de sobrevivência e até mesmo a sua alimentação. No mundo inteiro estima-se que haja entre 20 a 25 mil ursos polares* e para observar ao vivo é preciso fazer uma longa e gélida viagem ao ártico.
Dia Internacional do Urso Polar: Saiba mais com a ajuda da Google
Mas no calor e aconchego da sua casa, sozinho ou em família e à distância de um clique poderá, com a ajuda da Google, conhecer mais sobre o urso Polar, fazer uma visita ao habitat natural deste predador - neste caso na apelidada capital mundial do Urso Polar em Churchill no Canadá - observá-los ao ar livre e ver os efeitos das mudanças climáticas nos animais. Tudo a partir do Google Street View do Google Maps, numa coleção especial.

Desde 2014 que a Google tem vindo a desenvolver uma parceria com a Polar Bears International que tem por objetivo levar a lares e escolas de todo o mundo imagens únicas do quotidiano deste animal fascinante. Em conjunto, a PBI, a Earth Outreach e o Google Maps foram recolhidas imagens de alta resolução do Street View em Churchill, arredores e no Parque Nacional Wapusk. De forma interactiva e intuitiva aventure-se pela tundra do Canadá, procure pelos lordes do ártico ao seu próprio ritmo, conheça mais sobre o seu habitat e o impacto das alterações climáticas e conheça as pessoas e as histórias das pessoas que trabalham para salvar os ursos.


Se ficar curioso sobre como foi possível levar a cabo este projeto, os desafios e como foi feita a recolha de imagens, a Google também tem disponível um mini-documentário no YouTube que mostra como tudo isto foi possível.

Se ficou atraído pelas paisagens belas e inóspitas do Ártico pode continuar a explorar este tema, agora no Google Arts & Culture e conhecer a viagem épica da Tara Ocean Foundation. Naquela que foi a primeira das quatro grandes expedições científicas realizadas para compreender as mudanças climáticas e os impactos nos oceanos, o veleiro Tara permitiu, em 2006, um feito humano e científico notáveis: preso no gelo, o veleiro “flutuou” e andou à deriva durante 507 dias no coração do gelo ártico naquela que foi a sua primeira missão polar batizada de Tara Artic.

Durante a expedição, a tripulação da Tara Artic foi visitada 18 vezes por ursos polares. Alguns chegaram muito perto do barco, ameaçando equipamentos, tripulação e cães. 2 huskies fiéis sofreram ferimentos que exigiram pontos. No final tudo acabou bem: para a expedição, tripulação, equipamentos e para os Lordes do Ártico que celebram esta semana o Dia Internacional do Urso Polar.

*Fonte:Nature
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: