Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Está a indústria preparada para o novo regulamento sobre eficiência energética em motores elétricos?

Está a indústria preparada para o novo regulamento sobre eficiência energética em motores elétricos?
Share it:
  • A primeira fase do Regulamento (UE) 2019/1781 entra em vigor a 1 de julho para reduzir o consumo de energia dos motores elétricos e dispositivos de velocidade variável na indústria.
  • A Eaton recomenda que se vá um passo mais além e que se adote uma abordagem holística do sistema para tornar a análise e otimização do consumo tão perfeita quanto possível.
Está a indústria preparada para o novo regulamento sobre eficiência energética em motores elétricos?
A primeira fase do Regulamento (UE) 2019/1781 sobre conceção ecológica de motores elétricos e variadores de velocidade entra em vigor a 1 de julho. A indústria está, portanto, refere a Eaton, especialista em energia, a apenas algumas semanas de ter de se adaptar e cumprir os requisitos mínimos ao implementar e utilizar este tipo de tecnologia de condução para evitar multas e perdas de reputação, tudo no interesse da eficiência energética e do respeito pelo ambiente.

Em particular, a União Europeia considera que "os sistemas acionados por motores elétricos utilizam cerca de metade da eletricidade produzida na União. […] Os dispositivos de velocidade variável ajudam a controlar a velocidade do motor e a aumentar a eficiência energética dos sistemas motorizados, sendo o seu consumo de energia na fase de utilização o aspeto ambiental mais significativo de todas as fases do seu ciclo de vida útil. […] É desejável reduzir o consumo de eletricidade dos motores elétricos e dos dispositivos de velocidade variável aplicando soluções tecnológicas existentes, rentáveis e não privadas".

O que acontece a 1 de julho?

O regulamento (CE) 640/2009 procura ajudar a alcançar os objetivos de eficiência energética estabelecidos pela União Europeia. Como parte do seu plano, a UE concebeu este regulamento, que estabelece requisitos de conceção ecológica para motores elétricos e dispositivos de velocidade variável em conformidade com a Diretiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu. Em outubro de 2019, o Regulamento (UE) 2019/1781 entrou em vigor de acordo com a mesma diretiva acima referida, revogando a anterior.

A UE estima que só o Regulamento (CE) 640/2009 irá poupar 102 TWh de energia até 2030 e que o Regulamento (UE) 2019/1781 deverá trazer poupanças de energia adicionais estimadas em 10 TWh por ano.

A partir de 1 de julho, os motores IE3 tornar-se-ão quase num padrão. Em particular, os motores trifásicos com um Pn entre 0,75 - 1.000 kW, com 2, 4, 6 ou 8 polos, que não sejam motores "Ex eb", devem ter pelo menos eficiência IE3. Além disso, os motores trifásicos com um Pn entre 0,12 - 0,75 kW, com 2, 4, 6 ou 8 polos, que não sejam motores "Ex eb", devem ter pelo menos eficiência IE2.

Medidas de eficiência na ausência de uma abordagem global

Esta fase do Regulamento (UE) 2019/1781 é uma primeira aproximação à eficiência energética, mas há ainda um longo caminho a percorrer, especialmente se apenas forem considerados componentes individuais e não o sistema como um todo para ser energeticamente eficiente.

Para Román Cazorla, responsável do segmento de MOEM na Eaton Iberia, "o novo regulamento fará com que os motores IE3 e IE4 se tornem a norma até 2023, o que é muito positivo em termos de consumo de energia. Contudo, ainda há espaço para melhorias, tanto por parte dos fabricantes como da própria indústria, que tem de mentalizar-se que ser energeticamente eficiente e cuidar do meio ambiente devem fazer parte da sua estratégia de negócio e do seu dia a dia".

A Eaton recomenda que se vá um passo além dos regulamentos e se concentre precisamente no aspeto da tecnologia que destaca a regulamentação. Embora a mudança para motores elétricos e dispositivos de velocidade variável mais eficientes traga consigo uma redução no consumo energético e de gases poluentes, é verdade que os melhores resultados são obtidos através da compreensão do sistema como um todo.

"Esta abordagem holística, na qual cada componente ou parte é eficiente, permite uma análise real e detalhada do consumo de energia e agir em conformidade, melhorando ainda mais, se possível, a energia consumida. E isto é algo que só pode ser alcançado através da implementação de tecnologia de ponta que, de base, já é energeticamente eficiente ", acrescenta Román Cazorla.

Todos os produtos da carteira da Eaton estão em conformidade com o Regulamento (UE) 2019/1781.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: