Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Nutrição e hidratação: dois elementos de grande importância para a prática desportiva

Nutrição e hidratação: dois elementos de grande importância para a prática desportiva
Share it:
A energia que provém dos alimentos que ingerimos, bem como a quantidade de líquidos que ingerimos, são decisivas quando se trata de qualquer atividade desportiva, especialmente quando praticamos desportos mais intensos. A Garmin oferece aos seus utilizadores algumas ferramentas para controlar as calorias consumidas (fonte de energia) e o nível de hidratação, podendo estabelecer objetivos personalizados e definir alertas.
Nutrição e hidratação: dois elementos de grande importância para a prática desportiva
Nutrição e hidratação são dois fatores-chave para uma vida saudável, que são especialmente importantes quando praticamos desporto, uma vez que o gasto de energia e fluidos é maior. Tanto as funções vitais no resto do nosso metabolismo basal, como as que desempenhamos através da atividade física, requerem essa energia. No que diz respeito ao desporto, todo o trabalho corporal está intimamente ligado ao esforço muscular, que por sua vez depende da energia que provém dos alimentos que comemos. Portanto, um dos objetivos da nossa dieta é fornecer ao nosso corpo a energia necessária para compensar o gasto energético, tendo em conta que, no caso dos atletas, este terá de ser mais elevado e estar relacionado com o tipo de desporto praticado e a duração da atividade.

A importância de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes

Ter uma dieta equilibrada permite-nos cobrir todas as necessidades tanto de macro como de micronutrientes, fornecendo-nos energia suficiente, sem afetar o ganho ou perda de peso. Na verdade, pode ajudar-nos a descansar melhor, sentir que temos energia suficiente para a nossa vida quotidiana, estar de melhor humor e, claro, prolongar a nossa esperança de vida, bem como prevenir lesões e fadiga. Tudo isto é de importância vital quando se trata de atividade física regular. Mas como sabemos que calorias estamos realmente a queimar?

A caloria como unidade de energia

Estar consciente do gasto de calorias consumidas é tão simples como usar um dispositivo inteligente no pulso que as contará e também terá em conta outras métricas e parâmetros, inerentes a cada um de nós, mas intimamente relacionados com o nosso gasto energético. Este é o caso das pulseiras Garmin e dos relógios inteligentes, que oferecem contagem em tempo real de dois tipos chave de calorias: calorias ativas e calorias queimadas em repouso. Além disso, podemos monitorizar as calorias queimadas enquanto dormimos.

As calorias ativas são as consumidas durante a atividade física. Para as contar, o dispositivo efetua o cálculo com base no tipo específico de desporto, no nível de atividade de cada um de nós e na nossa idade, altura, peso, sexo e ritmo cardíaco.

Entretanto, as calorias consumidas em repouso são as que são queimadas quando o nosso corpo está acordado, num estado sedentário e sem stress. São as exigidas pelo organismo para satisfazer necessidades fisiológicas básicas e são também calculadas de acordo com a idade, altura, peso e sexo.

As calorias queimadas durante o sono também são contadas, uma vez que dormir não é considerada uma atividade passiva. Estudos demonstraram que os nossos cérebros utilizam 20% da nossa ingestão calórica diária, mesmo enquanto dormimos. Embora a quantidade de calorias consumidas dependa de múltiplos fatores e não exista um número fixo, o que é certo é que o nosso corpo queima mais calorias durante o sono REM profundo, que é quando o cérebro está mais ativo porque necessita de mais oxigénio para funcionar.

Neste sentido, os dispositivos Garmin também oferecem a medição das calorias restantes, que são o resultado da subtração das calorias queimadas diariamente, e que são configuradas como um objetivo definido, e as calorias totais, entendidas como as calorias consumidas em geral, tanto ativas como em repouso.

O papel fundamental da água

A hidratação desempenha também um papel muito importante na atividade física. A água representa cerca de 60% do nosso peso corporal e muitas das principais funções do nosso corpo dependem da sua hidratação, e é por isso que devemos dar-lhe a atenção que necessita. Além disso, todos os dias expelimos cerca de dois litros de água através da urina e do suor, pelo que precisamos de a reabastecer. Quando praticamos desporto, embora o nosso corpo tenha uma pequena reserva de água, durante a atividade desportiva perdemo-la rapidamente, o que leva a uma redução no desempenho físico e mental, bem como ao aumento do ritmo cardíaco e à dificuldade de manter a pressão arterial.

Controlo da ingestão diária

É por isso que precisamos de nos hidratar adequadamente ao longo do dia e especialmente antes, durante e depois de qualquer atividade física. Para monitorizar a nossa hidratação diária, a maioria dos relógios Garmin têm um prático widget de hidratação que pode ser acedido a partir do próprio relógio ou através do Garmin Connect. Partindo de um objetivo de ingestão estimado proposto pelo próprio dispositivo com base em diferentes métricas, permite introduzir os copos de água consumida (escolher entre três opções de recipientes diferentes) a fim de atingir o nível de hidratação ótimo e manter o registo do mesmo. Também pode ativar alertas e definir um objetivo personalizado, que aumentará os dias em que regista uma atividade desportiva.

Com a Garmin, terá tudo sob controlo para superar os objetivos que estabeleceu para si próprio.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: